v. 5 n. 1 (2023): BOLETIM CDAPH
Publicação contínua
ISSN-e: 2675-6986
Este periódico online é uma publicação do Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa em História da Educação (CDAPH) da Universidade São Francisco (USF), esta entidade localiza-se no câmpus de Bragança Paulista e tem suas origens lá por meados da década de 1980.
Em 2020, o Boletim CDAPH-USF retoma sua trajetória. O seu objetivo é divulgar artigos acerca do Patrimônio Cultural – sobretudo, daqueles que focalizam a potência e a urgência de iniciativas que tomem tal tema enquanto uma provocação salutar, capaz de estimular a busca por alternativas de resistência ao apagamento de narrativas outras, oriundas de diferentes grupos sociais, para além daqueles afeitos, tão somente, aos saberes e práticas hegemônicas.
Em meio as mazelas decorrentes da trágica pandemia do COVID 19, que tomou de assalto o cotidiano de todos, em esfera global – o Boletim do CDAPH-USF foi retomado com o intuito de colocar em circulação trabalhos de diferentes matizes, acerca do patrimônio. Essa retomada deriva da intenção de fomentar e acolher no periódico problemáticas relativas ao patrimônio cultural, matizadas por experiências coletivas. Problemáticas estas atravessadas por tensões sociais, disputas simbólicas e conflitos de interesses, que pressupõem dinâmicas sociais plurais.
Tal intenção sinaliza que acreditamos nas potencialidades de pesquisas que buscam tensionar o imbricamento entre a diversidade de memórias e histórias que estão em confronto no processo de valorização de determinados patrimônios e/ou manifestações culturais em detrimento de outros, sobretudo daqueles oriundos dos grupos minoritários.
A retomada do Boletim também reafirma a vocação do CDAPH-USF como entidade destinada a salvaguardar fontes documentais tanto quanto divulgar pesquisas e acervos distintos, sob tal perspectiva visa alcançar o público em geral, mas também os pesquisadores que privilegiam o patrimônio cultural – no seu sentido mais amplo; como campo de interesse de suas pesquisas.
O Boletim ainda se propõe a acolher artigos de especialistas brasileiros e estrangeiros sobre diferentes áreas do conhecimento que se conectam com temáticas patrimoniais; publicar fontes fac-símiles e disponibilizar on line os Colóquios de Educação Patrimonial, promovidos pelo CDAPH-USF. Por conseguinte, esse número traz seis artigos, uma seção dedicada à extensão universitária na USF e dois documentos fac-símiles.