Submissions

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Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • The submission has not been previously published, nor is it before another journal for consideration (or an explanation has been provided in Comments to the Editor).
  • The submission file is in OpenOffice, Microsoft Word, or RTF document file format.
  • Where available, URLs for the references have been provided.
  • The text is single-spaced; uses a 12-point font; employs italics, rather than underlining (except with URL addresses); and all illustrations, figures, and tables are placed within the text at the appropriate points, rather than at the end.
  • The text adheres to the stylistic and bibliographic requirements outlined in the Author Guidelines.

Author Guidelines

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

O Boletim CDAPH utiliza obrigatoriamente as seguintes normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT):

  • Referências - Elaboração (NBR-6023/2018);
  • Citações em documentos - Apresentação (NBR 10520/2002);
  • Numeração progressiva das seções de um documento escrito (NBR-6024/2003);
  • Resumo - Apresentação (NBR 6028/2003).

NOTA GERAL

1 Para apresentação de dados tabulares ver norma do IBGE, ou modelo na estrutura do arquivo para ser submetido (inserir template).

2 Recomenda-se indicar em nota de rodapé, na página onde forem citadas, as informações oriundas de comunicação pessoal, trabalhos em andamento e os não publicados, sendo que as mesmas não devem ser incluídas na lista de referências.

3 Nas referências uso de negrito no título ao invés de sublinhar e itálico. (Ver sistema para gerar referências)

4 O texto deverá conter entre 15  a 20 páginasOs textos acima disso, serão devolvidos para reformulação.

5 O texto deve conter no máximo 3 autores no manuscrito, sendo que um dos 3 deve obrigatoriamente possuir o título de doutor(a), ou ter doutorado em andamento.  

6 No corpo do resumo não deverá conter citações. As mesmas devem ser retiradas, deixando o texto claro e objetivo. Obrigatório a inclusão do resumo em português e inglês. 

7 Por decisão da Comissão Editorial, caso o autor principal esqueça de incluir eventuais coautores no sistema no ato da submissão, esse procedimento deverá ser comunicado de imediato por e-mail (boletimcdaph@usf.edu.br), antes mesmo de encaminharmos para avaliação, pois a comunicação pós-avaliação não será considerada, e não serão incluídos os demais coautores.

8 Todos deverão ter o registro do ORCID e Lattes informados no Cadastrado dos metadados.

 

ESTRUTURAÇÃO E FORMATAÇÃO DO ARQUIVO

O manuscrito submetido deve estar dentro das normas inseridas no template de submissão. O uso do template é obrigatório no ato da submissão. Textos submetidos sem essa estrutura serão devolvidos para reformulação. Caso contrário, o texto será rejeitado na pré-avaliação. 

1 Estruturação dos cabeçalhos das seções/subdivisões:

1.1 Os cabeçalhos das seções/subdivisões devem ser breves e claros.

1.2 Acrônimos e abreviações devem estar entre parênteses e serem precedidos de seu significado completo quando do primeiro uso no texto.

2 Configuração do texto:

2.1 A configuração do texto deve ser Times New Roman 12, justificado;

2.2 O espaçamento do texto deve ter 1,5, com recuo de 1 Tab na 1ª linha dos parágrafos, sem espaçamento nos parágrafos. Nos títulos/subtítulos de seções, dê um espaçamento de um parágrafo.  

2.3 Palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico. Para ênfase ou destaque usar negrito, ‘aspas simples’ ou “aspas duplas”.

3 Formatação das citações

1.1 No caso de citações diretas curtas (até 3 linhas), as mesmas devem ser colocadas entre aspas duplas.

      Exemplo:


                Silva (2005, p.41), afirma que “[...] lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut vulputate tincidunt turpis at tincidunt”.

 

1.2 A citação deve ser antecedida ou seguida da indicação da fonte, conforme as regras acima, adicionando-se, ainda, a(s) página(s) das quais foram retiradas.

1.2 No caso de citações longas (mais de três linhas), a configuração do texto segue: Times New Roman 10, justificado, espaçamento simples, com recuo de 4 cm no parágrafo inteiro.

Exemplo:


 

CADASTRO NO ORCID

1 - Como forma de padronização de autoria, o Comitê do Boletim CDAPH tornou obrigatória a inclusão do iD do ORCID no ato da submissão. Após a primeira análise, antes de encaminharmos para avaliação, os manuscritos que não tiverem no sistema o ORCID informado, serão notificados para a inclusão do registro do identificador, e deve conter no ato do registro, informações da formação acadêmica e o vínculo empregatício (emprego, caso tenha).

2 - O identificador ORCID pode ser obtido gratuitamente no endereço: https://orcid.org/register

3 - Você deve aceitar os padrões para apresentação de iD ORCID, e incluir a URL completa, acompanhada da expressão "http://" (por exemplo: https://orcid.org/0000-0002-1825-0097).  É obrigatório o registro ORCID de todos os autores.

 

ILUSTRAÇÕES

1 - Tabelas, figuras, gravuras, ilustrações, gráficos e desenhos devem ser inseridos no texto. Imagens digitalizadas devem ser apresentadas com resolução de no mínimo 300 dpi reais (não interpolados).

2 - Materiais provenientes de câmeras digitais devem ter no mínimo 3 megapixels de resolução ótica sem compressão (módulo highdefinition).

3 - Todas as imagens devem ser devidamente numeradas e acompanhadas de legendas e indicação de fonte.

4 - A nomenclatura para este tipo de material deve ser: Figura com a numeração progressiva separando-se por hífen. Exemplo: Figura 1. Sala de aula restaurada - deve ser colocada abaixo do material em forma de legenda. (Essa informação fica abaixo da Figura ou do Gráfico).

5 - As Tabelas devem ser acompanhadas de título que permita compreender o significado dos dados reunidos, sem necessidade de referência ao texto, colocado sempre acima. Seguir as normas de tabelas do IBGE.  (Essa informação fica acima da Tabela).

6 - Para Quadros, a nomenclatura deve ser colocada acima da ilustração. Exemplo: Quadro 1. A estrutura da escola. (Essa informação fica acima do Quadro).

 

PRAZO DE RECEBIMENTO DA SUBMISSÃO, AVALIAÇÃO E DECISÃO EDITORIAL

  • A editoria do Boletim CDAPH informa que desde o prazo de recebimento dos originais até a decisão editorial final, o prazo varia de 30 a 120 dias, de acordo com a área de interesse encaminhada para avaliação.  Como a avaliação é um serviço voluntário para a revista, dependemos da boa vontade e disponibilidade dos avaliadores.

 

Dossiê

Conjunto de trabalhos científicos com finalidade temática única, que será definido pela Comissão Editorial. O limite de trabalhos na seção de dossiê é de oito textos

Artigos

Esta seção compreende trabalhos de cunho científico com uma temática inédita e original.

Extensão em Foco

Esta seção destina-se às iniciativas c.oncluídas ou em andamento voltadas às práticas extensionistas que priorizem temáticas relativas ao patrimônio cultural ou ambiental. 

Entrevista

Esta seção destina-se a apresentar entrevistas de relato de trabalhos e experiências profissionais que contribua com a área de atuação.

Notícias

Esta seção destina-se a divulgação de projetos, eventos, lançamentos de publicações, cursos, dentre outras possíveis iniciativas na área patrimonial.

Documentos Fac-similes

Conjunto de documentos de acordo com o artigo 1º da Lei nº 9.800/99, que permite a utilização do sistema de transmissão de dados e imagens denominado "fac-símile" 
Facsimile ou fac-simile (do latim fac simile = faz igual) é toda cópia ou reprodução que apresenta uma grande semelhança com o original. Uma edição facsímile ou facsimilar é uma edição nova (frequentemente de um livro antigo) que apresenta uma reprodução exata da edição original, incluindo fontes de letras, escala, ilustrações, diagramação e paginação.
 

Artigos

Política padrão de seção

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