Educação Patrimonial ressignificando memórias e histórias de vida a partir do Museu Casa Margarida Maria Alves

  • Gercimária Sales da Silva
  • João Batista Gonçalves Bueno

Resumen

O artigo em questão situa-se no campo de formação de professores e da educação patrimonial, propondo uma reflexão sobre como os conceitos de memória e patrimônio podem fazer parte das aulas desenvolvidas por professores do nível fundamental I. O objetivo desse estudo centrou-se no processo de valorização da instituição museal Casa Margarida Maria Alves junto aos professores da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Instituto Desembargador Severino Montenegro, de Alagoa Grande, no estado da Paraíba. Partimos da ideia de que o reconhecimento do Museu Casa Margarida Maria Alves como espaço de memória, tinha a potencialidade de desencadear rememorações significativas de experiências vividas pelos professores. Neste artigo relatamos também o plano implementado na elaboração da oficina pedagógica que envolveu os professores da escola. Esta oficina proporcionou processos de sensibilização, de reflexão, de reconhecimento, de pertencimento e de valorização do patrimônio cultural local, considerando o Museu Casa e as possibilidades de sua apropriação no espaço da escola.

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Publicado
2020-10-14
Cómo citar
Sales da Silva, G., & Batista Gonçalves Bueno J. (2020). Educação Patrimonial ressignificando memórias e histórias de vida a partir do Museu Casa Margarida Maria Alves. Boletim CDAPH, 4(1). https://doi.org/10.24933/bcdaph.v4i1.19