Educação Patrimonial ressignificando memórias e histórias de vida a partir do Museu Casa Margarida Maria Alves
Resumen
O artigo em questão situa-se no campo de formação de professores e da educação patrimonial, propondo uma reflexão sobre como os conceitos de memória e patrimônio podem fazer parte das aulas desenvolvidas por professores do nível fundamental I. O objetivo desse estudo centrou-se no processo de valorização da instituição museal Casa Margarida Maria Alves junto aos professores da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Instituto Desembargador Severino Montenegro, de Alagoa Grande, no estado da Paraíba. Partimos da ideia de que o reconhecimento do Museu Casa Margarida Maria Alves como espaço de memória, tinha a potencialidade de desencadear rememorações significativas de experiências vividas pelos professores. Neste artigo relatamos também o plano implementado na elaboração da oficina pedagógica que envolveu os professores da escola. Esta oficina proporcionou processos de sensibilização, de reflexão, de reconhecimento, de pertencimento e de valorização do patrimônio cultural local, considerando o Museu Casa e as possibilidades de sua apropriação no espaço da escola.